segunda-feira, 8 de junho de 2015

Quem é Taven - Mortal Kombat

Taven é um personagem da série de jogos de luta Mortal Kombat. Sua estréia foi em Mortal Kombat Armageddon, e esse é o único jogo onde Taven aparece como personagem jogável.
Sua primeira e única aparição oficial como personagem jogável (até o momento) foi em Mortal Kombat Armageddon, como protagonista do modo "Konquest". Ele é um semideus e filho do protetor de Edenia, Argus e de uma poderosa feiticeira capaz de ver o futuro, Delia.
Assim como seu irmão Daegon, Taven pode controlar o fogo, diferente do seu meio-irmão Rain, que controla a água.

História
Muitos anos antes do Armageddon, Taven e seu irmão Daegon foram colocados para dormir por seu pai Argus, que pretendia enviar seus filhos em uma missão para salvar os reinos do Armagedom. Eles foram enviados ao Plano Terreno dentro de uma pedra protegidos por dois guardiões com o nome de Orin e Caro. A missão seria iniciada assim que Blaze despertasse.
Quando Taven foi acordado por seu dragão Orin, ele foi informado que ele e Daegon estavam competindo um contra o outro, mas não deu mais detalhes. Relutante com sua missão, ele pergunta onde seu pai estava, e Orin diz para que ele vá ao Templo de Argus, um lugar onde ele encontraria as respostas de suas perguntas. Enquanto se encaminhava ao Templo de seu pai, ele foi enfrentado por um homem chamado Kobra e uma mulher chamada Kira, membros da organização criminosa do Black Dragon. Além de enfrentar os dois, ele também confronta Kabal, que também era membro do Black Dragon.
Chegando no Templo de seu pai, ele colocou as mãos no altar e Argus apareceu, ele diz que um sucessor deveria ser escolhido e que ele e Daegon entraram em uma competição para decidir o vencedor. Aparentemente Argus havia deixado uma espada para Taven, mas não estava com ele quando despertou. Antes que mais perguntas fossem respondidas um raio atingiu Taven e um Tekunin apareceu (um ninja robótico, como Sektor e Cyrax), e antes que percebesse ele havia despertado na Base dos Tekunins.
Sektor queria saber o que Taven tinha descoberto no templo, mas Taven se recusou a responder e disse que Sektor se arrependeria de faze-lo seu prisioneiro e de tortura-lo, enquanto Sektor se preparava para continuar torturando Taven, as Forças Especiais apareceram atacando a base. Sonya tomou a liderança e mandou Sektor e seus robôs se renderem, e uma batalha se iniciou, durante a batalha Taven conseguiu escapar e fugiu da base pouco antes dela explodir, e voltou para Orin.
Ao chegar á caverna de Orin, ele informou ao guardião sobre os robôs que o atacaram no Templo, intrigado, Orin perguntou onde estava a espada de Taven, e ele diz que ela foi roubada muito tempo atrás.
Após uma rápida conversa, Orin teleportou Taven para Arctika, uma terra de gelo ocupada pelos Tengu, os Ninjas da Neve e o Lin Kuei. Lá ele encontrou Wu Lae, líder dos Tengus, e foi informado que o Templo do Lin Kuei estava próximo dali, ao norte, para onde Taven foi. Enquanto se encaminhava para o templo, seu meio-irmão Rain, desejando matar Taven e Daegon e se tornar o sucessor de Edenia. Rain foi derrotado e fugiu por um portal de água.
Ao chegar no templo Taven foi imediatamente atacado por guerreiros do Lin Kuei que o encararam como um intruso. Após derrota-los, Taven começou a explorar o interior do templo, e lá encontrou a tumba onde o corpo de Frost estava. Ele quebrou o gelo que congelava o corpo de Frost e surpreendentemente ela estava viva. Delirando, Frost atacou Taven pensando que era Sub Zero, mas logo percebeu seu erro. O ultimo golpe de Taven a libertou de seu delírio e ela fugiu do templo.
Eventualmente, Taven encontrou o próprio Sub Zero, que também o atacou pensando que ele era um intruso. Após uma rápida troca de golpes, Sub Zero reconheceu a marca no rosto de Taven como a mesma marca de uma porta trancada do templo. Taven explicou á ele que atrás da porta havia algo que o pertencia, abrindo a porta usando sua mão como chave, e lá ele pegou uma armadura e a vestiu. Taven então questionou Sub Zero sobre a marca de dragão nas pessoas que o perseguiam, Sub Zero diz que talvez ele conheça essa marca, mas antes de explicar, o templo foi atacado por misteriosos ninjas das sombras (servos do Noob e Smoke, possíveis membros da Irmandade das Sombras ou Brotherhood of Shadow). Antes de continuar Sub Zero diz para Taven escolher contra quem vai lutar, e relutante, ele ajuda o Lin Kuei.
Após derrotar mais ninjas, Taven descobriu que eles estavam sendo criador pelo Smoke, um ex membro do Lin Kuei que estava sendo controlado por Noob Saibot, espectro do irmão mais velho do Sub Zero. Taven derrotou Smoke que recuou e informou a situação á Noob. Eventualmente, Taven encontrou Noob enquanto carregava o corpo inconsciente de Sub Zero para fora do templo. Enfurecido pela intromissão de Taven, Noob o desafiou e acabou derrotado. Após a luta Sub Zero acordou e agradeceu Taven por salva-lo. Em retorno, ele revela á Taven que as pessoas que o perseguiam eram membros do Red Dragon, e que eles se escondiam na Montanha Carbonizada (Charred Montain).
Ao chegar lá, Taven foi confrontado por um velho amigo, Fujin, o Deus do Vento, que exigia que ele retornasse á Edenia, Taven se recusou e eles se enfrentaram, após derrotar Fujin, Taven agradeceu aos longos anos de lealdade que eles tiveram, e continuou seu caminho.
Dentro das cavernas do Red Dragon, Taven finalmente encontrou Daegon, que diz á Taven que aquele lugar era sua fortaleza, e que ele formou o Red Dragon muitos anos atrás. Taven ficou confuso por seu irmão tentar mata-lo esse tempo todo, e Daegon explica que ele queria o trono para si mesmo. Enquanto eles conversavam, um membro do Red Dragon entra na sala onde eles estavam, era Mavado, informando que Blaze foi encontrado, Daegon deixou o lugar dizendo á Taven que ele não sairia vivo da sua fortaleza, e Mavado o confronta, mas é derrotado.
Após a luta, Taven questionou Mavado exigindo saber onde estava Blaze, sua única resposta foi um sorriso ganancioso de Mavado. Quando Taven estava prestes a bate-lo para conseguir sua resposta, Mavado fugiu usando sua corda elástica para fugir por uma escotilha atrás deles.
Enquanto fugia da caverna, ele encontrou o membro da Black Dragon, Kano, Taven perguntou o que a Red Dragon estava fazendo ali e Kano diz que eles estavam tentando criar dragões reais usando cobaias de verdade, e fugiu do lugar, deixando Taven com ainda mais perguntas.
Mais tarde, Taven encontrou o feiticeiro do Netherrealm, Quan Chi, que estava exigindo informações para um de seus lacaios, o lacaio disse que não se lembrava das informações mas que elas estavam dentro de sua cabeça, então Quan Chi a arrancou e disse para seus escudeiros, Jataaka, Sareena e Kia para matar Taven, que estava se escondendo atrás deles.
Ele matou Kia e Jataaka mas livrou Sareena do controle de Quan Chi. Taven continuou seu caminho para fora da caverna até encontrar Reptile, que veio por um portal criado pelo dragão de Daegon, Caro. Taven diz para ele deixar o dragão em paz e Reptile o ataca.
Quando Reptile foi derrotado, Taven libertou Caro e notou que o dragão estava ferido, e Caro o informou que Daegon o mantinha preso ali. Caro acidentalmente libertou Daegon cedo demais e não conseguiu informa-lo do propósito de sua missão, Caro também informou que Daegon matou seus pais, e se sentindo culpado, ele queria pagar por seus erros.O dragão fez um portal para que Taven fugisse enquanto ele destruía a fortaleza do Red Dragon. Apesar de Taven não querer deixar Caro para trás porque ele e Orin sempre foram bons amigos, ele acreditava que Caro poderia lidar com o Red Dragon mesmo ferido, e atravessou o portal.
O portal o levou aos rochedos do Netherrealm, e lá ele encontrou um oni chamado Drahmin, que o enfrentou e foi derrotado. Ele ignorou o icor (de acordo com a mitologia grega, icor era um líquido eterno que era derramado pelos ferimentos dos deuses, esse líquido fazia o sangue venenoso para or mortais) que saía de seus ferimento e pulou do penhasco. Antes de pular ele disse "Você lutou bem, jovem divindade, mas essas habilidades não irão salva-lo do perigo que o espera."
Enquanto descia pelo Netherrealm, ele encontrou o Deus Ancestral banido, Shinnok, enfrentando Li Mei. Sem saber do seu estado de Deus banido, Taven ajudou Shinook a derrotar Li Mei. Shinnok diz ser eternamente grato pela sua ajuda, e explica que ele foi banido pelos Deuses Ancestrais por enfurece-los, e informa que Taven esta muito mais na frente da "competição" do que seu irmão. Shinnok então ofereceu ajuda á Taven para encontrar Daegon, mas diz que quer que os demônios deixem seu trono.
No Templo do Shinnok, Taven confrontou fortes guerreiros, incluindo Sheeva, Kintaro e Havik, e ao derrota-los, Shinnok pode voltar ao seu trono. Shinnok agradeçe a lealdade e respeito de Taven diz á ele que seu irmão não estava mais no Netherrealm, mas sim no Plano Terreno, e o envia para lá, mas pouco antes de ser teleportado, Taven consegue ver Daegon atrás do trono de Shinnok, e Shinnok se questiona se ele escolheu o aliado certo, e diz á Daegon que Taven derrotou suas ilusões melhor do que ele.
Taven ficou confuso sobre as intenções de Shinnok, e voltou á câmara de Orin para saber sobre as mudanças de Shinnok. Mas ao chegar, Orin informa que ele foi mortalmente ferido por Quan Chi, e Taven se lembra de ja ter ouvido esse nome, Orin faz um portal para ele e Taven entra antes que ele fechasse, deixando seu amido para trás.
O portal levou Taven á Fortaleza de Shao Kahn, um lugar cheio de armadilhas que certamente iriam testar sua força. Vagando pela fortaleza, ele entrou em portas de masmorras pensando em onde poderia encontrar Quan Chi. Sem reconhece-lo, Mileena aparece atrás dele e informa que Quan Chi não aparece lá "há anos", Ao reconhece-lo, Mileena o ataca pedindo por "uma dança", e é derrotada, com seu orgulho ferido, Mileena foge pelas entranhas da fortaleza deixando Taven confuso.
Dentro das masmorras, Taven encontra o guerreiro do Plano Terreno ,Shujinko, que pretendia matar Shao Kahn. Taven o ajuda abrindo a cela onde ele estava preso. Shujinko diz que Kahn estava dentro da sala de seu trono agora, e que conseguiria capturar Shao Kahn sozinho, ele diz á Taven que isso seria perigoso e diz que é melhor ir embora de lá.
Após sair das masmorras e derrotar uma estátua colossal de Kahn, ele encontrou Goro e diz que ele estava procurando por Quan Chi. Goro diz que não poderia deixar ninguém sair de lá vivo, e um kombate começa entre os dois, com Taven saindo vitorioso. Derrotado, Goro grita para Taven "Você me derrotou dessa vez, filho de Argus. Mas iremos nos encontrar novamente no campo de batalha, e você não será tão sortudo como dessa vez!"
Mais tarde, ele encontrou Reiko, que diz que Quan Chi estava atrás da porta atrás dele e que ele deveria protege-lo a todo custo. Reiko tenta recrutar Taven mas ele recusa e um kombate se inicia, e o general do exército de Shao Kahn é derrotado.
Entrando na Sala do Trono de Shao Kahn, Taven vê uma renião entre Quan Chi, Shang Tsung, Onaga e Shao Kahn tentando acabar com suas disputas. Quan Chi queria que todos se reunissem ou o fim da escuridão chegaria, Onaga diz que ele é melhor sozinho, mas Shao Kahn reforça a ideia de que uma união seria necessária. Após uma idscussão os quatro atravessam um portal para Edenia, mas antes que Taven pudesse segui-los Raiden aparece e diz para ele não atravessar o portal. Raiden diz que ele fez um trato com Shao Kahn onde ele não atacaria o Plano Terreno contanto que Raiden parasse o avanço de Taven. Após ouvir a explicação de Raiden, Taven o ataca iniciando uma batalha, onde Taven sai vitorioso. Com Raiden, Taven atravessa o portal, Raiden fica surpreso por ele se aliar á um suposto inimigo, mas Taven explica que abandonaria sua missão para proteger Edenia.
Assim que Taven chegou á Edenia, que estava em ruínas, ele foi confrontado por Scorpion que diz que seu trabalho era impedir que Taven e Daegon se tornassem os sucessores de Argus. Scorpion se esforçou para impedir que o semideus chegasse á pirâmide, mas falhou, e foi derrotado por Taven.
Eventualmente, Taven confrontou Daegon na cratera onde o Armagedom teria início. Taven saiu vitorioso e sobre o corpo inconsciente de seu irmão, ele ouviu o verdadeiro que sua missão tinha acabado, Blaze diz que Taven cumpriu todas as exigências, mas Taven diz que essa missão destruiu sua família. Blaze explica que todos os kombatentes iniciaram uma batalha para chegar á pirâmide, e que se eles não fossem detidos, o Armagedom se iniciaria.
Blaze e Taven se enfrentaram e Taven saiu vitorioso.
Todas as cutscenes do konquest mode:
Ending do konquest mode:
"Meu mundo foi feito em pedaços, eu acordei em um reino desconhecido, forçado a completar uma missão dada por meus pais, Argus e Delia. Essa missão com o objetivo de salvar os reinos, destruiu minha família. Meu irmão, Daegon, ficou obcecado pelo poder e matou nossos pais, e e meio a sua loucura, ele pretendia me destruir também. Orin e Caro, dragões leais á nossa família á anos não foram salvos da destruição. Daegon escravizou Caro para que ele o servisse o um feiticeiro chamado Quan Chi matou Orin, que era meu guardião. Não tendo nada a perder, eu fiz de tudo para completar minha missão. Enfrentei muitos kombatentes e fiz meu caminho até o topo da pirâmide, onde lá, derrotei Blaze sozinho. A energia emanada de seu corpo após sua morte foi até mim e me tornou um Deus O excesso de poder atravessou minha armadura e atingiu outros kombatentes, e teve dois resultados possíveis neles, morte ou a anulação total de seus poderes, mas o que ocorreu foi totalmente diferente, seus poderes ficaram muito mais forte do que antes. A missão não fez nada para acabar com a guerra entre os reinos. Mas como protetor de Edenia, eu devo acabar com o Armagedom até que uma solução venha até mim."
Ending de Taven (no modo arcade, não no konquest):
Em MK Armageddon, Taven deveria ter derrotado Blaze, mas na nova timeline, Taven foi derrotado por Raiden em seu combate e nunca conseguiu atravessar o portal. Shao Kahn derrotou Blaze e traiu Raiden, invadindo o Plano Terreno e fazendo um novo combate entre eles onde Raiden seria derrotado e mandaria uma mensagem para si mesmo no passado, com várias visões e a frase "Ele deve vencer", iniciando MK 9. Taven aparece na primeira visão de Raiden:
Na nova Timeline a história foi alterada e Taven não saiu de sua pedra, mas Daegon sim, e Taven foi libertado por Takeda e Kenshi, Taven e Daegon aparecem em suas endings em Mortal Kombat X:
Ending do Takeda:
Ending do Kenshi:
Taven aparece apenas em MK Armageddon e não possui um Fatality próprio.