quarta-feira, 15 de julho de 2015

A História do Game Boy - consoles

O Game Boy é um console portátil criado pela Nintendo em 1989. Esse foi o primeiro console portátil criado pela companhia e fazia uso de cartuchos. Os botões do Game Boy foram inspirados no controle do NES. Ele funciona com 4 baterias AA ou com um adaptador que o conecta á tomadas. Embora não seja o primeiro console portátil do mundo (o primeiro foi um console chamada Microvision, criado pela Milton Bradley Company em 1979), ele certamente foi o portátil mais popular de sua época.

O Game Boy foi um sucesso absoluto, vendendo muito mais que seus concorrentes como o Sega Game Gear, que possuía uma tecnologia superior ao Game Boy.
Vários jogos clássicos, como Tetris, Super Mario Land, Kirby's Dream Land e jogos de Pokemon, fizeram o Game Boy ter um longo período de vida, o que fez com que ele ganhasse vários sucessores, e o mais inovador foi o Game Boy Color, que usava os mesmos jogos do Game Boy mas com várias cores, enquanto o Game Boy original só tinha a tonalidade cinza em um fundo verde.
O Game Boy foi desenvolvido pela Nintendo R1&D1 com a ajuda de Gunpei Yokoi, que ja tinha trabalhado nas séries de Game & Watch, Metroid, e ajudou Shigeru Miyamoto no desenvolvimento de Donkey Kong. O Game Boy foi seu produto de maior sucesso, tendo vendido mais de 118.69 milhões de unidades por todo o mundo e atualmente é considerado um dos produtos mais colecionáveis de videogame.
História
Gunpei Yokoi ja era um dos empregados mais bem sucedidos da Nintendo por ter trabalhado em franquias como Game & Watch, Metroid, e vários jogos de sucesso da Nintendo antes de começar a trabalhar com consoles. Ele queria combinar o sucesso da série Game & Watch com o NES, e como resultado o Game Boy foi criado. Dois anos antes do console ser desenvolvido, em 1987, Gunpei Yokoi foi até o presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, e o mostrou um protótipo do seu projeto, Hiroshi ficou tão impressionado que especulou que um número de 25 milhões do console seriam vendidos nos primeiros 3 anos.
Do outro lado do mundo, Minoru Arakawa, presidente da Nintendo da América, disse que ele poderia vender 100 milhões de cópias do console, mas para isso seria preciso mais jogos de Mario, Legend of Zelda e um jogo que ele experimentou em 1988, Tetris, criado por um russo chamado  Alexey Pajitnov.
O jogo ja fazia sucesso mesmo antes de ser desenvolvido para Game Boy, então Arakawa e alguns outros membros da Nintendo da América foram para a Russia para negociar com Alexey, e alguns meses antes do Game Boy ser lançado, a Nintendo concluiu que Tetris seria o grande sucesso que faria o Game Boy vender, assim como eles fizeram com Super Mario Bros para NES.
Três anos depois do lançamento, o console superou as expectativas de Hiroshi e vendeu 32 milhões de unidades. Em 1997, o Game Boy ja tinha vendido 60 milhões de unidades e se tornou o produto de maior sucesso da Nintendo.
10 Jogos mais vendidos:

  1. Pokemon Red and Blue - 31,38 milhões de cópias
  2. Tetris - 30,26 milhões de cópias
  3. Pokemon Gold & Silver - 23,10 milhões de cópias
  4. Super Mario Land - 18,14 milhões de cópias
  5. Pokemon Yellow: Special Pikachu Edition - 14,64 milhões de cópias
  6. Super Mario Land 2 - 11,18 milhões de cópias
  7. Pokemon Crystal (exclusivo de Game Boy Color) - 6.39 milhões de unidades
  8. Dr. Mario - 5,34 milhões de cópias
  9. Pokemon Pinball (exclusivo de Game Boy Color) - 5,31 milhões de cópias
  10. Super Mario Land 3: Wario Land - 5,19 milhões de cópias
Legado
O enorme sucesso do Game Boy levou á um enorme legado. Ele teve vários sucessores por 15 anos. Para se diferenciar do Game Boy Color e Game Boy Advance, o Game Boy passou a ser chamado de Game Boy Clássico.
Vários jogos para Game Boy foram refeitos para Nintendo 3DS.

Veja também a história de outros consoles.