sábado, 25 de julho de 2015

Quem é Pyramid Head - Silent Hill

Pyramid Head (Cabeça de Pirâmide) é um monstro (em dois casos específicos, uma dupla de monstros) que fez sua estréia em Silent Hill 2 como o vilão principal. Pyramid Head é o monstro mais icônico de toda a franquia de Silent Hill. É mais aceito que Pyramid Head seja um tipo de monstro do que uma entidade.
Em Silent Hill: Homecoming, um monstro chamado Bogeyman (a tradução seria "bicho-papão") é semelhante ao Pyramid Head, pois os dois são tipos de encarnações relacionadas á um intenso remorso.
Pyramid Head é sempre retratado como um monstro violento. Ele pode ser associado á punidores e carrascos. Em Silent Hill 2 é mostrado que Pyramid Head é violento não só com humanos, mas com qualquer monstro ou ser que entre em seu caminho.

Aparência
Masahiro Ito, o principal designer de monstros de Silent Hill 2, criou uma arte de uma criatura mecânica com uma cabeça metálica com o formato de uma pirâmide enquanto estudava na Universidade de Artes de Tama em 1995, que serviria de inspiração para a criação do Pyramid Head.
seu desenho
Para Silent Hill 2, ele queria um monstro com o rosto coberto para que ele ficasse menos humano e mais perturbador. Sua ideia inicial era a de um monstro mascarado, mas ele pensou que não seria nada além de um humano com uma máscara. Ele então levou esse conceito mais longe, dano á criatura uma cabeça triangular com pontas afiadas e ângulos que dariam a ideia de dor.
seu conceito inicial do Pyramid Head
Em todas suas formas, a aparência de Pyramid Head é a de um homem alto e forte que carrega uma espada gigante ou uma lança. Seu comportamento assustador e violento é baseado nos executores que pregaram as conjunturas das atividades ocultas da história de Silent Hill.
o conceito final de Pyramid Head
Em Silent Hill 2 são dois monstros diferentes, eles vestem um robe sem mangas, luvas borrachudas que também parecem dedos fundidos mas com o dedão livre, o fato de eles nunca se separarem indica que realmente são dedos fundidos (outra ideia de sofrimento da criatura). Seu icônico capacete de metal com o formato de pirâmide parece ser enferrujado e estar preso ao seu corpo.
Nos filmes em que ele aparece ele esta um pouco diferente dos jogos. Seu capacete é totalmente preto, tem seis lados e é muito mais afiado. De acordo com o diretor Christophe Gans, as mudanças foram necessárias pois era impossível o ator (Roberto Campanella) usar um capacete idêntico ao do jogo. Suas mãos também são diferentes, os dedos são separados e ele não usa luvas. Mas o princípio usado para o capacete é o mesmo, ele tem que parecer doloroso de se usar. No filme, a roupa que ele usa é um robe que parece ser feito com pele humana.
A aparência física de Bogeyman em Silent Hill: Homecoming é baseada no Pyramid Head do filme, com algumas pequenas diferenças, seus braços estão ensopados com sangue assim como suas roupas, e a pirâmide tem uma cor um pouco mais clara. A espada que ele carrega é serrilhada e tem uma ponto mais afiada.
Simbolismo
Silent Hill 2
O Pyramid Head representa uma manifestação do desejo não preenchido por punição pela morte de sua esposa Mary Shepard-Sunderland. Eles também podem representar a personalidade sombria de James, o Pyramid Head mostra isso por meio de atos que James ja fez ou que iria fazer, tal como assassinato, e seus espasmos constantes podem estar relacionados ás necessidades e emoções de James, como o medo.
A seita religiosa de Valtiel, que reverencia Valtiel pois os membros da seita acreditam que ele é um anjo e esta próximo de Deus, usam um capuz vermelho e um robe branco em sua homenagem e agem como carrascos. A cabeça de Pyramid Head se assemelha aos capuzes vermelhos, o que aumenta sua relação com o papel de "carrasco". Contudo, seu capacete também foi feito para parecer extremamente desconfortável de se usar, agindo como um instrumento de tortura mas também um símbolo de autoridade.
os membros da seita de Valtiel
O motivo dos dois Pyramid Heads terem matado Maria em Silent Hill 2 foi para lembrar á James que ele é o responsável pela morte da sua esposa Mary, pois as duas são quase idênticas, James tenta negar sua culpa e Maria tenta tirar Mary de sua cabeça. James finalmente aceita sua culpa depois que Maria aparece sendo morta pela terceira vez, quando ele aceita os Pyramid Heads o atacam e depois matam um ao outro enfiando suas lanças um no outro, pois eles finalmente atingiram seu objetivo.
os Pyramid Heads matando Maria na frente de James
Uma teoria diz que o segundo Pyramid Head que aparece mais tarde no jogo é a manifestação da culpa que James sente pela morte de Eddie Dombrowski, mas Masaharo Ito disse que o segundo Pyramid Head representa Maria.
Os dois Pyramid Heads, assim como a maioria dos monstros de Silent Hill 2, parecem representar a frustração sexual que James sentia quando Mary estava doente. O capacete de pirâmide representa sua sensação de não poder fazer nada, sua espada e lança podem ser vistas como um símbolo sexual, e em duas ocasiões, Pyramid Head aparece estuprando vários monstros, como os Manequins e a Lying Figure.
Silent Hill: Somecoming
Em Homecoming, as origens do Pyramid Head não são muito bem explicadas. Como ele age como carrasco de Adam, ele provavelmente não é produto de sua imaginação. Como o próprio Alex diz, ele não se da bem com seu pai. É possível que Pyramid Head represente dois propósitos, de arrependimento/penitência (Adam) e julgamento/culpa (Alex). O Pyramid Head talvez represente a culpa e o desejo de punição que Adam sente por tratar seu filho Alex de forma ruim.
O Pyramid Head não parece ser hostil á Alex. Ele pode até mesmo representar o próprio Alex, similar á aqueles que sacrificaram seus filhos e tem demônios representando eles mesmos. Isso é reforçado pelo fato de que, assim como as crianças sacrificadas se transformaram em demônios e mataram seus pais (com a exceção de Margaret Holloway, que escapou da morte pelas mãos de Asphyxia por causa da intervenção de Alex), o Pyramid Head mata Adam. Além disso, Alex se torna o próprio Pyramid Head no final ruim do jogo.
Ele pode representar a raiva que Alex sente por seu pai, ao invés da culpa que Adam sente, mas isso não foi confirmado nem negado por nenhum dos produtores do jogo.
Pyramid Head é parecido com um carrasco, com sua espada aumentando as semelhanças. Seu capacete, grande e simbólico, representa a grande responsabilidade colocada em seus ombros, ou a dor que suas vítimas sentem. A espada que ele carrega pode ser um mecanismo de tortura mas também pode ser um fardo (julgando pelo modo que ele carrega a espada, arrastando-a mesmo com sua aparente força física). A espada é serrilhada e parece mais uma enorme faca de combate, referenciando a carreira militar de Adam e a ilusão de Alex de ser um soldado.
Curiosidades
  • Em algumas versões de Silent Hill 2, James pode derrotar os Pyramid Heads facilmente usando sua espada gigante que fica em um canto do quarto onde eles se enfrentam

  • Teorias dizem que Pyramid Head, Valtiel, o Butcher, e o Bogeyman de Homecoming são a mesma entidade, com diferentes formas físicas e nomes dependendo da encarnação.
  • Não se sabe se realmente existe um rosto por baixo do capacete ou se a pirâmide é realmente sua cabeça. Teorias dizem que ele tem a cabeça e rosto de quem ele persegue, uma cabeça similar á de Vestiel ou não tem rosto nenhum. Sua estátua mostra que por baico do capacete há um tumor gigante que preenche todo o espaço por baixo do capacete.
  • Em Silent Hill 2, o gemido de dor que Pyramid Head da quando enfia a lâmina em si mesmo para se matar é idêntico ao gemido de dor que James da quando é atacado por um inimigo.
Veja também: