sábado, 29 de agosto de 2015

Bardock e Gine, os pais de Goku - Dragon Ball

Bardock, o pai de Goku ja foi introduzido na história de Dragon Ball faz um bom tempo, mas Gine, a mãe de Goku, foi introduzida somente em abril de 2014 com a HQ Dragon Ball Minus, que conta o real motivo do Goku ser enviado á Terra não foi para destruir o planeta, mas sim porque seus pais estavam tentando protege-lo da destruição do Planeta Vegeta.

Bardock
Bardock é um guerreiro sayajin de classe baixa, ele é o pai de Goku e Raditz e marido de Gine. Ele apareceu pela primeira vez em 1990 em um especial de Dragon Ball Z chamado Dragon Ball Z: Bardock - O Pai de Goku e depois em um episódio especial chamado Bardock, O Lendário Super Sayajin (lembrando que a lenda do lendário Super Sayajin é diferente da Transformação Lendária feita por Broly, o lendário super sayajin foi o primeiro sayajin a se transformar, enquanto a transformação lendária é uma transformação que ultrapassa os poderes de qualquer guerreiro). Sua vida antes desse especial não é muito conhecida, mas o especial mostra que apesar de ele ser considerado um guerreiro fraco pelos soldados do Freeza, ele é um líder do seu próprio esquadrão de guerreiros e consegue derrotar um grupo de soldados do Freeza facilmente. Ele era fiel ao Freeza até ter ganhado a habilidade de poder ver o futuro pelo ultimo membro da raça dos Kanassans, que é destruída por Bardock e seus companheiros, no futuro que ele vê, Freeza e seus soldados destroem o Planeta Vegeta e acabam com a raça dos sayajins.
Como é ressaltado por Raditz em uma frase do mangá e por Freeza quando ele encontra Goku pela primeira vez, Bardock é muito parecido com Goku, tendo o mesmo cabelo e a mesma voz que ele, mas é possível notar algumas diferenças, como a cicatriz em seu rosto e a tonalidade um pouco mais escura de sua pele. Até descobrir o futuro dos sayajins e a morte de seus amigos, Bardock se comportava assim como Raditz e qualquer outro sayajin, ele era arrogante e se importava somente com seu poder, depois de descobrir sobre a traição de Freeza ele ficou um pouco mais sensível e passou a se preocupar um pouco mais com seus companheiros, assim como Vegeta depois de conhecer Goku. Em todas suas aparições ele usa um traje de batalha e um medidor de ki verde em seu olho esquerdo, a bandana vermelha que ele usa em sua cabeça tem essa coloração devido ao sangue de seu companheiro de batalha e melhor amigo Tora, que foi morto pela elite do exército do Freeza.
Em seu design inicial, Bardock tinha uma cicatriz maior e o cabelo espetado, mais parecido com o de Vegeta, as cores da sua armadura eram diferentes e a armadura se assemelha um pouco com a de Turles.

Em Dragon Ball Online e Dragon Ball Heroes, Bardock usa uma máscara e uma armadura diferente, a máscara foi criada por Mira para que ele pudesse controla-lo, enquanto usa essa máscara ele é referido como Bardock Maligno ou Time Breaker Bardock.
Nome
O nome de Bardock, assim como de outros sayajins, é baseado em um vegetal ou uma planta comestível, no caso do Bardock é uma erva chamada Bardana (também chamada de Burdock, essa referência pode ser percebida na dublagem brasileira, onde ele é chamado de Barda ao invés de Bardock).
Personalidade
Bardock possui características clássicas de um sayajin, mas possui características únicas, embora ele seja um guerreiro que adora a guerra e a batalha, comparado aos outros sayajins, ele é mais calmo e mais tranquilo em relação as coisas. Devido á suas ações de tentar salvar e proteger seus companheiros, o que não é comum entre os sayajins, ele é considerado fraco e um guerreiro de classe baixa. Diferente dos outros sayajins que não se importam tanto com seus companheiros, Bardock realmente liga para a vida de seus amigos, ficando enfurecido ao acha-los mortos em um planeta distante, matando os responsáveis com calma para vingar seus amigos. Ele é um pouco arrogante, ama lutar e não se importa em matar a sangue-frio (caracteristicas que podem ser percebidas em Raditz). Ele também é descontraído e corajoso (características que foram passadas para Goku), como é mostrado quando ele sozinha confronta todo o exército do Freeza.
Até o ultimo membro da espécie dos Kanassans dar a ele a habilidade de ver o futuro, Bardock nunca se importou muito com seu filho ou com o fato de ele ser um pai, mas isso muda quando ele começa a ter visões de seu filho, inclusive a visão de Goku confrontando Freeza em Namek. Contudo, em Dragon Ball Minus, isso é contrariado, mostrando Bardock sendo muito mais social (assim como outros sayajins), também é mostrado que ele se importa sim com Goku e Raditz e ainda mais com sua esposa, e ele envia Goku para a Terra para salva-lo da destruição do Planeta Vegeta. Apesar de se importar com sua família, Bardock é um guerreiro orgulhoso, e escolher ficar e lutar até o final para proteger os sayajins.
No especial do Lendário Super Sayajin também é mostrado um pouco desse seu lado social, interagindo com a antiga população do que seria o Planeta Vegeta e salvando-as do exército do antepassado do Freeza, Lorde Chilled, nesse episódio ele se transforma em Super Sayajin por causa da sua imensa vontade de derrotar Lorde Chilled, que ele confunde com o Freeza.
Família e Equipe
Bardock era um sayajin mercenário líder do seu próprio pelotão formado por Tora, Fasha (única membro feminina do grupo, antes da Gine aparecer era teorizado que ela era a mãe de Goku), Borgos e Shugesh. Juntos eles viajam através de planetas para o Mercado de Planetas do Freeza. Bardock era famoso entre os sayajins por causa da sua coragem, ele é mencionado por Pargus no filme Broly - O Lendário Super Sayajin, onde ele reconhece Goku como filho de Bardock.
Depois de ser salva diversas vezes por Bardock, Gine começou a se apaixonar por ele, e devido á sua natureza gentil, Gine foi dispensada como uma guerreira, sua gentileza também mudou o comportamento de Bardock, enquanto a maioria dos sayajins não se importam com seus filhos, Bardock se importa com Goku e Raditz.
No jogo Dragon Ball Z: Shin Budokai - Another Road, Bardock pensa que Gohan é filho do Turles quando se encontra com ele pela primeira vez, indicando que os dois se conhecem, e em Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2, Budokai Tenkaichi 3, e Raging Blast 2, quando Bardock e Turles se enfrentam, eles tem um diálogo especial onde Turles diz "Então, você é o Bardock, o que quer comigo?" mostrando que eles ja ouviram falar um do outro mas não se conhecem pessoalmente.
Dragon Ball Minus
Bardock e um dos seus companheiros estavam em uma batalha em um planeta distante quando receberam a ordem para todos os Sayajins voltarem para o Planeta Vegeta. Os dois voltaram e perceberam que a nave de Freeza estava sobrevoando o planeta. Bardock desconfia de suas verdadeiras intenções e se encontra com Gine, e pede para ver seu filho Kakaroto que ainda estava na incubadora por cerca de três anos. Durante a noite, Bardock pega uma nave dos sayajins e coloca seu filho dentro dela, e ele e Gine o mandam para a Terra para protege-lo dos planos de Freeza, enquanto isso, Raditz e Vegeta estavam em uma missão juntos, e Vegeta ignora a ordem para os Sayajins voltarem, salvando ele e Raditz da destruição.
Dragon Ball Z
Como Bardock foi uma criação da Toei Animation, foi só depois do especial do Pai de Goku que Bardock realmente apareceu em um mangá. Bardock aparece quando Freeza e Goku se encontram pela primeira vez, onde Freeza ressalta a semelhança entre ele e um guerreiro sayajin que tentou se virar contra ele pouco antes da destruição do Planeta Vegeta.
Jogos
Dragon Ball Xenoverse
Em Xeboverse, Bardock aparece em uma saga secreta especial onde após completa-la você desbloqueia ele e Broly, para desbloquear sua saga o jogador deve reunir os Cristais do Tempo, que são coletados nas Missões Paralelas. Em sua saga, Bardock estava enfrentando os soldados do exército do Freeza que estavam sob controle da Magia de Demigra, e o jogador aparece para ajuda-lo a enfrentar os soldados e então enfrentar Freeza. Após derrotar os soldados de Freeza, Bardock enfrenta o próprio Freeza, que depois destrói o Planeta Vegeta com uma Supernova, mas ao invés de morrer junto com a destruição do Planeta, Bardock é sugado por um buraco de minhoca feito pelas alterações de Demigra.
Mais tarde Bardock reaparece se encontrando com Broly, que estava atrás de Goku, e o jogador deve ajuda-lo a enfrentar Broly. Lá eles lutam juntos, e para confrontar o poder de Broly Bardock precisa se transformar em um Oozaru, e Vegeta também precisa ajudar na batalha, e juntos, eles conseguem derrotar Broly.
Dragon Ball Online
Em Dragon Ball Online, Bardock é salvo da destruição do Planeta Vegeta por Mira, que o usa como seu servo por um controle mental com uma máscara. Na terceira Time Machine Quest, o Bardock Maligno aparece na Era 761 onde ele interrompe o treinamento de Gohan com Piccolo, o jogador deve passar por um certo número de batalhas e enquanto isso, Bardock consegue fazer Gohan se transformar em Oozaru, depois do jogador derrotar Bardock, tudo volta ao normal depois que Piccolo destrói a lua. Na quarta Time Machine Quest, na Era 762, Bardock reaparece e enfrenta o jogador, durante a batalha o lado esquerdo da máscara que o controlava se quebra, Mira aparece e o jogador deve enfrenta-lo, e Bardock desaparece, depois da batalha, Mira decide destruir a Terra, mas Bardock reaparece (dessa vez sem a máscara) e o agarra por trás, Mira se surpreende e Bardock agradece por ele ter salvado sua vida, mas de agora em diante ele lutaria por si mesmo, Bardock então carrega um ataque de auto-destruição em uma tentativa de matar Mira, e antes de morrer ele se despede de seu filho Kakaroto, Bardock morre mas depois que a poeira levantada pelo seu ataque baixa, é mostrado que Mira ainda estava vivo.
Mais tarde, no final da quinta Time Machine Quest é revelado que Bardock também sobrevivei ao seu ataque de auto destruição. Na sexta Time Machine Quest, durante os eventos do Planeta Namek, um soldado do Freeza tenta atirar em Trunks pelas costas, mas Bardock aparece e o mata, então ele diz á Trunks que Towa esta tentando controlar a mente de Goku, Trunks diz que isso seria impossível pois Goku tem um coração puro, e Bardock revela que é o Capitão Ginyu quem esta no corpo de Goku, então Towa seria capaz de controla-lo. Trunks pede que Bardock o ajude a evitar os planos de Towa, Bardock concorda dizendo que ele vai fazer isso pelo seu filho, mas reformula a frase dizendo que ele deve um favor á Trunks. Apesar de agora ser do bem, Bardock ainda continua em seu estado maligno enquanto ajuda Trunks, pois seus olhos ainda estão vermelhos e ele ainda usa a mesma armadura.
Dragon Ball Heroes
Bardock aparece em uma batalha entre os heróis do jogo e Mira, onde ele esta sob controle de Mira com a máscara, depois de enfrentar os heróis, Bardock leva um soco em seu rosto e sua máscara se quebra, e ele consegue se libertar do controle de Mira, depois disso Mira se enfurece e revela sua verdadeira força, e Bardock também se enfurece, se enfurece se transformando em Super Sayajin 3 para enfrentar Mira.
Transformações
Oozaru:
Super Sayajin:
Super Sayajin 2:
Super Sayajin 3:
Super Sayajin 4:
Super Sayajin Deus:
Gine
Gine é uma sayajin, ela é a esposa de Bardock e mãe de Goku e Raditz, como outros sayajins, seu nome é baseado em uma comida, em seu caso são cebolinhas (em japonês, negi).
A mãe de Goku foi mencionada brevemente por Raditz quando ele encontra Goku, onde ele diz que seus pais morreram na destruição do Planeta Vegeta. Ela foi introduzida oficialmente na história em março de 2014, quando Akira Toriyama a menciona em uma entrevista com a revista Shonen Jump, e foi revelada em abril de 2014 com a história Dragon Ball Minus.
Personalidade
Diferente dos outros sayajins, Gine é gentil e não gosta de lutar. Esse seu lado gentil foi passado para Goku, enquanto Raditz é arrogante como os outros sayajins, Gohan e Goten provavelmente também possuem um pouco da natureza gentil de Gine.
História
Gine costumava ser membro do esquadrão de Bardock, enquanto fazia parte da equipe, Bardock teve que salva-la diversas vezes durante as batalhas, isso fez com que ela desenvolvesse uma relação romântica com ele. Geralmente os sayajins entram em uma relação com o único objetivo de continuar sua espécie, mas o caso de Gine e Bardock é diferente, os dois realmente passaram a amar um ao outro. Sua natureza gentil fez com que ela fosse expulsa da equipe de Bardock por ela não conseguir lidar com as batalhas, então ela fica trabalhando no centro de distribuição de comida do Planeta Vegeta e cuidando de seus filhos.
Jogos

Gine aparece como um personagem que da assistência ao jogador durante as lutas. Essa foi sua primeira aparição física em um jogo da série, assim como sua primeira ilustração colorida. Gine é brevemente citada pela Suprema Kaioshin do Tempo em Dragon Ball Xenoverse, onde ela se pergunta se Bardock tem uma namorada por ela acha-lo bonito, e Trunks diz que ele ja possui uma esposa e filhos. É possível recria-la no jogo na customização de personagens, é possível cria-la como humana ou sayajin, todas suas características estão no jogo, como seu cabelo e olhos, mas o jogo não possui sua armadura oficial, então para fazer com que ela fique mais parecida possível, é melhor a roupa do Bardock, que é desbloqueada na Missão Paralela 52, depois de derrotar Bardock Oozaru.
Ja foram lançados alguns produtos baseados na Gine, como um chaveiro e um acessório, mas nesses dois produtos ela usa uma armadura diferente dessa rosa vista no jogo:

Veja mais coisas sobre Dragon Ball aqui.