sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A História de Left 4 Dead 1 e 2

Left 4 Dead é um jogo de gênero Survival Horror e FPS com foco na jogabilidade multiplayer de até 4 jogadores. O jogo foi desenvolvido pela Valve e esta disponível para PC e Xbox 360. Durante seu desenvolvimento seu nome inicial era "Terror Strike".
O jogo gira entorno de quatro sobreviventes em um apocalipse zumbi onde eles tem que sobreviver contra hordas de infectados. No modo Versus do jogo, o jogador pode controlar infectados especiais contra uma equipe de sobreviventes. O objetivo do jogo é fazer com que o grupo de sobreviventes chegue até um local seguro e ser resgatado.
O jogo tem uma mecânica simples e não muda muita coisa em cada mapa, então é fácil se dar bem no jogo depois de entender como ele funciona, mas há certas coisas que podem tornar o jogo mais difícil, como fazer algum barulho alto (como acionar o alarme de um carro) e atrair uma horda de zumbis.

Uma grande parte da história do jogo é mostrada na HQ "O Sacrifício", você pode ler essa HQ em inglês aqui.
História
Left 4 Dead começa na Pennsylvania, onde uma doença chamada "Gripe Verde" começou a se espalhar, a doença pode ser transmitida de várias maneiras diferentes, e os infectados perdem o controle do corpo, sofrem mutações e agem de maneira violenta, atacando qualquer pessoa não infectada.
Duas semanas após o incidente um grupo de quatro sobreviventes imunes á doença (Francis, Bill, Zoey e Louis) se unem e vão para a cidade de Fairfield apenas para descobrir que os infectados pioraram e começaram a sofrer mutações, criando seres novos e ainda mais violentos. Após sobreviver á hordas desses novos mutantes, os sobreviventes percebem um possível local de resgate em um hospital local chamado Mercy Hospital, onde eles poderiam ser salvos por um helicóptero. Lutando pelas ruas, pelo subterrâneo e por esgotos, eles são salvos no topo do hospital pelo piloto, e lá eles percebem que ele também foi infectado e esta se transformando.
Com a mais jovem do grupo sendo forçada a matar o piloto, o helicóptero cai em um distrito industrial fora da cidade, onde eles encontram um caminhão cheio de suprimentos abastecido por outros sobreviventes, que o grupo usa para ir até a cidade de Riverside.
Mas antes de conseguirem chegar na cidade eles encontram a estrada fechada, e são forçados a percorrer o caminho a pé. Após um encontro com um homem enlouquecido em uma Igreja, eles descobrem que a cidade esta em um caos, e decidem ir até um pequeno porto local onde eles possivelmente poderiam ser salvos. Ao serem resgatados por um pequeno barco pesqueiro pilotado por um casal, eles são expulsos do barco na cidade de Newburg, do outro lado do rio, onde encontram a cidade em chamas.
Procurando abrigo em uma enorme estufa de vidro, seu desanco é interrompido quando um enorme avião militar passa sobre eles, levando os sobreviventes para a cidade até um Aeroporto Internacional. Ao chegar lá eles são surpresos ao ver uma tentativa de acabar com os infectados bombardeando o local, contudo, uma grande parte do aeroporto continuou intacta, permitindo que o grupo fosse resgatado por um C-130 (o avião militar).
Apesar do seu aparente resgate, os sobreviventes novamente acabam sozinhos nos arredores da Floresta Nacional de Allegheny, de volta na Pennsylvania. Ao seguir uma série de vagões descarrilhados na área, o grupo encontra um posto militar funcional mas abandonado. Após responder uma chamada de rádio, os sobreviventes fazem mais uma batalha para sobreviver contra hordas de infectados, até que um APC militar (um carro blindado) os resgata e os transporta até uma Zona Segura, supostamente o único local que ainda funciona.
Apesar de tudo, ao invés de serem levados até a Zona Segura, eles são levados até uma base militar em Millhaven sob ordens de capturar os "Tango Mikes" como os militares os chamam. Um médico da base os informa que embora eles sejam imunes, eles ainda carregam o vírus e ainda podem infectar outras pessoas. Um alarme é acionado por um tenente rebelde que atrai uma horda de zumbis, e os Sobreviventes são guiados por dois militares até um trem, onde poderiam fugir. Mas os militares que os ajudaram são abandonados pelo membro mais velho do grupo que se recusa a deixa-los entrar com medo de que eles comprometam a segurança do grupo.
O trem então para em Rayford, Georgia, uma cidade não muito longe de Atlanta. Eles deixam suas discussões de lado para se unirem e tentar encontrar um jeito de chegar á Florida Keys (um arquipélago) onde eles acreditam que não esta infectado. Eles chegam até um barco veleiro bloqueado por uma ponte abaixada. Eles trabalham para tentar levantar a ponte e abrir caminho para o barco, e para isso eles tem que alcançar geradores de energia e enfrentar mais uma horda de zumbis. Mas uma horda enorme de zumbis é atraída pelo barulho da ponte sendo levantada, e o membro mais velho do grupo decide atrair a horda para si mesmo e assim abrir caminho para que os outros escapem. Ele aciona o ultimo gerador mas antes que pudesse se salvar ele é atacado por três Tanks, e acaba morrendo.
Para ter certeza que seu sacrifício não foi em vão, eles usam o barco para chegar em Florida Keys, mas antes eles ajudam outros quatro sobreviventes que os ajudaram a levantar a ponte, e os deixam em Nova Orleans, dando início á Left 4 Dead 2.
Left 4 Dead 2
Left 4 Dead 2 foi desenvolvido pela Valve e foi lançado em 2009. O jogo se passa uma semana depois do fim do primeiro jogo (três ou quatro semanas depois do início da infecção), onde a Infecção ja afetou todo o sul dos Estados Unidos. Left 4 Dead 2 apresentou três novos infectados especiais, novas armas de fogo e armas brancas e novos modos de jogo.
Dessa vez os quatro sobreviventes são  Nick, Ellis, Rochelle, e Coach.
História
O enredo é similar ao de Left 4 dead, envolvendo um caos depois da Infecção e se passando uma semana depois do fim do primeiro jogo.
A história começa nos arredores de Savannah, Georgia. Depois do ultimo helicóptero de resgate passar pelo ultimo prédio, os protagonistas sobem até o topo de um hotel e descobrem que estavam apenas alguns segundos atrasados. Sem escolha, eles pegam novos kits de primeiro socorros, algumas armas e munição e decidem partir para o shopping, onde aparentemente estava ocorrendo mais uma operação de resgate. Mas quando o grupo chega até o shopping, eles descobrem que o local ja estava dominado por infectados, e ainda com esperança, eles decidem entrar no shopping esperando que o centro de resgate estivesse mais fundo no local. Lá eles descobriram que o centro estava dizimado, e todos os agentes da CEDA (Civil Emergency and Defense Agency, Agência de Defesa e Resgate Civil) estavam todos mortos ou infectados. Em desespero, o grupo decide investigar um pouco mais o shopping e encontram um carro de corrida em exposição, mas estava sem gasolina, o que lhes da uma nova ideia, eles decidem procurar por gasolina pelo shopping para encher o tanque do carro e fugir, o que acabou dando certo, e os Sobreviventes conseguem escapar de Savannah.
Durante sua escapada, o grupo passa pela ponte erguida pelos antigos sobreviventes do primeiro jogo. Um deles se encontra com os três Sobreviventes e informa que eles não podem abaixar a ponte porque os geradores estão sem energia, e eles tem que cuidar com um membro do seu próprio grupo que esta ferido. Depois de batalhar em um casamento onde eles enfrentam uma bruxa (Witch) com vestido de noiva, nas ruas, e no esgoto, os Sobreviventes se encontram com os outros três novamente. Depois que os três sobreviventes originais concordam em ajudar a defende-los dos zumbis do nível mais alto da ponte, os Sobreviventes de Savannah conseguem lutar contra os infectados, encontrar combustível para os geradores, abaixar a ponte e cruza-la com o carro, se dirigindo para Nova Orleans.
O plano de escapar com o carro estava funcionando até eles encontrarem uma rodovia bloqueada por veículos abandonados, que parecia continuar por quilômetros, sem nenhuma outra escolha, o grupo abandona o carro e continuam a pé, enquanto continuavam seu caminho, eles percebem que a procura por sobreviventes continuava a alguns quilômetros a frente, e eles se dirigem até as luzes do possível resgate. As luzes vinham do Parque Público da cidade, que agora era o lar de um enorme grupo de infectados, os Sobreviventes vagaram pelo parque por algum tempo até verem os helicópteros passarem por cima de suas cabeças, com novas esperanças, eles decidem ir até o local onde estava ocorrendo um concerto de rock dos vencedores do Grammy, onde eles planejavam tocar a música alta das bandas e chamar a atenção do helicóptero. Ao chegar no anfiteatro, eles ligam a música alta que não só atrai o piloto do helicóptero, mas também um enorme grupo de infectados, depois de muita luta, os Sobreviventes são finalmente resgatados pelo helicóptero e mal conseguem sair vivos do local.
Mas novamente, a sorte não estava ao seu lado, e o helicóptero cai depois que os Sobreviventes são forçados a matar o piloto que estava infectado. Os Sobreviventes saem do helicóptero destruído e percebem que estão em um pântano. Eles passam por uma pequena vila onde os moradores decidiram se proteger construindo barricadas para segurar os infectados, sem nenhuma outra opção, eles vão até o local protegido e atravessam o pântano, enfrentada numerosos infectados pelo caminho até descobrirem um avião caído, quando eles se aproximam do avião eles chegaram na cidade, e encontraram o local dominado por infectados, mas a sorte virou para o lado deles quando eles percebem que alguém escreveu um aviso em uma parede próxima ao avião que dizia sobre uma casa de plantação e uma doca próxima. Os sobreviventes chegam até a casa e encontram um rádio, que eles usam para contatar um homem chamado Virgil, que estava em um barco um pouco mais á frente no rio, ele e os sobreviventes tiveram uma pequena conversa onde eles informam que estavam se escondendo em uma velha casa de plantação, Virgil reconhece o local e começa a navegar até eles. Depois dos sobreviventes enfrentarem hordas de infectados, Virgil chega até os sobreviventes e os resgata.
Contudo, no meio do caminho o barco de Virgil começa a ficar sem combustível, e eles são forçados a parar na pequena cidade de Ducatel, Mississippi,com instruções de pegarem diesel para o barco em um posto do outro lado da estrada. Infelizmente, o posto estava sem nenhum combustível, e os sobreviventes caminharam por mais de um quilômetro e meio até o posto sem nenhuma arma, e eles tinham que voltar todo o trajeto para recuperar as armas, e para piorar, os sinalizadores para contatar Virgil estavam dentro da bolsa de armas, e para contata-lo eles tiveram que incendiar um depósito perto de uma doca e se defenderem de uma horda de zumbis com novas armas. Eles se defendem até que Virgil chega até eles com o barco usando um pouco de combustível que ele encontrou.
E finalmente, Virgil deixa os sobreviventes na margem de um rio em Nova Orleans, e então parte, indo embora sozinho para encontrar mais sobreviventes. O grupo então faz seu caminho por um parque, um cemitério e um quarteirão, chegando até uma ponte que foi bombardeada pelos militares, e do outro lado da ponte eles avistam um helicóptero militar se preparando para partir, eles conseguem fazer contato com o piloto que os resgata e os leva até um navio militar.