quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O clã do Lin Kuei - Mortal Kombat

O Lin Kuei (Demônios da Floresta em chinês) é uma facção na franquia de jogos de luta Mortal Kombat. Os membros mais conhecidos dessa facção são o Antigo Sub-Zero (Noob Saibot), Sub-Zero atual, Cyrax, Sektor, Smoke e Frost.
O Lin Kuei é baseado em um antigo clã chinês de mesmo nome. Essa é uma das facções mais conhecidas de Mortal Kombat, e uma das mais importantes da história da franquia. Em seu início, o Lin Kuei era um clã neutro com assassinos ninjas profissionais, sendo o antigo Sub-Zero o maior e mais conhecido ninja do clã, depois de sua morte, seu irmão (o novo Sub-Zero) passou a ser um dos membros de maior influência no clã, liderando suas forças contra Shao Kahn e ajudando os lutadores do plano terreno.
Pelas regras do Lin Kuei, a amizade entre seus membros é proibida pois é considerada uma falha entre guerreiros, e só se confia nos membros dentro do seu grupo. Deixar o clã do Lin Kuei é o mesmo que trai-lo, e traição é punida com a morte.

História
Antiga Timeline
A Derrota do Shirai Ryu

Não se sabe quando o Lin Kuei foi fundado, mas sua primeira aparição cronológica em Mortal Kombat foi em Mortal Kombat Mythologies: Sub Zero, onde o Antigo Sub-Zero é o protagonista. Na história do jogo, Quan Chi contrata o Lin Kuei para recuperar um antigo amuleto, e Sub Zero é designado para conseguir o mapa que levaria a sua localização. Mas além de Sub-Zero, Quan Chi também contratou um ninja do clã do Shirai Ryu para pegar o mapa caso o Lin Kuei falhasse, esse ninja era o Scorpion, no jogo eles chegaram a se encontrar na sala onde é encontrado o mapa, onde Sub-Zero o mata a sangue frio. Depois do mapa ser entregue à Quan Chi, o feiticeiro fez um grande favor ao clã, acabando com seus maiores inimigos, o Shirai Ryu, que foi fundado por um desertor do Lin Kuei anos antes.
O Amuleto de Shinnok

O Lin Kuei mostra sua natureza mercenária nesse momento quando colocam o Plano Terreno em perigo apenas para ganhos pessoais. Depois de recuperar o mapa, Sub-Zero foi designado para uma nova missão. Dessa vez ele devia seguir as direções do mapa até o Templo dos Elementos, onde o amuleto era mantido. Depois de derrotar os Quatro Deuses Elementais, Quan Chi pega o amuleto para si e revela que aquele era o Amuleto de Shinnok, capaz de libertar o Deus Ancião banido e dominar todos os reinos. Raiden, que colocou o amuleto no templo para mante-lo protegido de pessoas como Quan Chi, apareceu na frente de Sub-Zero e diz a ele o grande erro que cometeu ao dar o amuleto à Quan Chi e oferece a ele uma chance de recupera-lo, Sub-Zero concorda e Raiden o teletransporta para o Netherrealm, onde ele foi capaz de rastrear Quan Chi e, com a ajuda de Sareena, conseguiu recuperar o amuleto antes que ele fosse usado. Ele então fugiu para a Terra através de um portal criado por Raiden. Mais tarde é revelado que o amuleto que eles recuperaram não era o de Shinnok, mas sim uma cópia criada por Quan Chi enquanto ele manteve o original consigo.
A Ultima missão do Antigo Sub-Zero

Imediatamente após terminar sua ultima missão, Sub-Zero é chamado por Shang Tsung para competir em seu torneio do Mortal Kombat (isso ocorre durante o primeiro jogo da franquia) e o Lin Kuei concorda em enviar Sub-Zero, mas além disso alguém mais contratou o Lin Kuei para assassinar Shang Tsung, mas essa missão falha depois que Liu Kang vence o torneio, Durante esse torneio Sub-Zero é morto por Scorpion por vingança por sua família e seu clã. A alma de Sub-Zero foi para o Netherrealm, onde ele se tornou Noob Saibot e passou a trabalhar para Quan Chi.
O Novo Sub-Zero e Smoke

Apesar de sua derrota, Shang Tsung sobreviveu ao primeiro torneio e organizou um novo torneio no Outworld que seria uma armadilha para os guerreiros do Plano Terreno. Novamente, Sub-Zero foi enviado para mata-lo, mas dessa vez, o irmão mais novo de Sub Zero foi em seu lugar usando o mesmo codinome para honrar a memória de seu irmão mais velho, o que também explica a presença de Smoke nesse torneio, pois ele era um amigo e aliado próximo ao novo Sub-Zero. Mas novamente, Shang Tsung sobreviveu, e os dois ninjas voltaram de mãos vazias.
No jogo seguinte, em Mortal Kombat 3, o Lin Kuei tem uma importância muito maior na história. Durante os acontecimentos que levaram à invasão de Shao Kahn ao Plano Terreno, o Lin Kuei iniciou um projeto que transformava seus ninjas em ciborgues. O primeiro voluntário foi Sektor, que é notável por ser o único ciborgue dito sem alma, abandonando sua humanidade por toda a série. O segundo foi Cyrax, companheiro de batalha de Sektor. Sub-Zero e Smoke também eram alvos dessa transformação, mas decidiram abandonar o clã pois consideraram esse destino pior que a morte. Como abandonar o clã é considerado um ato de traição, Cyrax e Sektor foram enviados para captura-los e leva-los ao quartel do clã, onde eles seriam transformados. Enquanto Sub-Zero fugiu, Smoke não teve tanta sorte, e acabou sendo o ultimo guerreiro transformado em ciborgue do clã.
Traição

Pouco depois disso, Shao Kahn iniciou sua invasão, Sub-Zero e Smoke foram marcados por Raiden como possíveis guerreiros aliados, e suas almas foram poupadas. Como Sektor não tinha mais alma, ele continuou sua missão de matar Sub-Zero, mas sem sucesso. Como Cyrax não recebeu nenhuma nova missão do Lin Kuei, ele acabou ficando perdido no deserto e preso na areia (é possível vê-lo preso com metade do seu corpo enterrado na areia na arena Jade's Desert em Mortal Kombat 3). Smoke acabou sendo capturado por Shao Kahn, e mais tarde em Mortal Kombat: Deception, é mostrado que Noob Saibot também se juntou ao exército de Shao Kahn. O resto do Lin Kuei provavelmente teve suas almas capturadas por Shao Kahn, mas foram libertadas depois de sua derrota.
Como Sub-Zero conseguiu escapar do Lin Kuei, o clã perdeu um ninja poderoso e acabou sendo dizimado pouco antes dos acontecimentos de Mortal Kombat 4, onde é dito que o clã foi "dissolvido". O que explicaria porque os membros restantes querem Sub-Zero morto, por culpa-lo por não lutar pelo clã e ser responsável por sua queda. Cyrax, que conseguiu recuperar sua alma, foi salvo do deserto pelos membros do Lin Kuei e recebeu a missão de caçar Sub-Zero junto com Sektor, mas ao invés disso ele decidiu ajudar Sonya e Jax em sua batalha, e em troca, eles ajudaram Cyrax a recuperar sua memória e restaurar sua humanidade.
Na ending de Scorpion é mostrado que ele e Sub-Zero se enfrentam e Scorpion sai como vencedor, mas Quan Chi revela que ele foi o verdadeiro responsável pela morte de sua família, seu clã, e dele mesmo, e Scorpion responde levando Quan Chi para o Netherrealm junto com ele.
Reformação

Durante os acontecimentos entre Mortal Kombat 4 e Deadly Alliance o Lin Kuei recebeu grandes mudanças em sua história. Em Mortal Kombat Gold, os programas do Sektor sofrem uma falha e ele acaba matando o Grão-Mestre do Lin Kuei, e se torna o novo líder ao pegar o Medalhão do Dragão, que além de escolher o novo líder, também aumenta os poderes de quem o possui. Contudo, Sektor não conseguiu ficar com o medalhão decido ao retorno inesperado de Sub-Zero, que o desafiou pela liderança do clã e venceu. Sektor fugiu para o Japão e Sub-Zero se tornou o novo líder do Lin Kuei.
Sub-Zero então realizou grandes mudanças no Lin Kuei, ele abandonou o quartel onde eles ficavam e retornou para o antigo templo de antes. Ele também se aliou às forças do bem, abandonando a neutralidade do clã diante de conflitos. Ele começou a recrutar novos guerreiros para substituir os ciborgues e ninjas mortos, um dos sistemas de recrutamento foi um torneio, onde a vencedora foi Frost, uma jovem mulher com grandes poderes de gelo como os de Sub-Zero. Frost foi treinada pessoalmente por Sub-Zero, outro grande evento ja que o Lin Kuei não aceitava mulheres em seu clã. Ele foi capaz de ensinar a ela como manusear seus poderes de gelo, mas não conseguiu ensina-la a respeitar seus oponentes, tornando-a arrogante e ambiciosa, enquanto isso, Sonya Blade tentou contatar o Lin Kuei, provavelmente para pedir sua ajuda ou melhorar sua relação entre as forças do Plano Terreno e o clã, mas foi atacada por Frost.
Entrando no Outworld

Raiden pediu a ajuda de Sub-Zero em sua ajuda contra a Aliança Mortal, e Sub-Zero decidiu levar Frost consigo para faze-la experienciar um combate real, dentro do Outworld, Frost se virou contra Sub-Zero e tentou roubar o medalhão do dragão dele, apesar de conseguir inicialmente, ela não foi capaz de aguentar o poder do medalhão, e foi consumida por sues próprios poderes.
Depois da morte de Frost, Sub-Zero se sentiu culpado e decidiu dar a ela um descanso digno de um guerreiro do Lin Kuei, e procurou um local para colocar seu corpo, e encontrou as ruínas de uma antiga civilização, os Cryomancers, pessoas que podiam controlar o poder do gelo, e lá ele descobriu que ele e Frost eram descendentes dessa raça extinta. Ele também encontrou uma armadura desse povo, e pegou para si. Sub-Zero decidiu que seria melhor retornar para a Terra depois que a Aliança Mortal foi derrotada por um inimigo ainda mais poderoso, Onaga. Em seu caminho para o portal, ele encontrou um guerreiro mortalmente ferido, Kenshi, e os dois decidiram viajar juntos. Em seu caminho, Sub-Zero matou muitos guerreiros Tartakanos, chamando a atenção de Onaga e seu inimigo, Hotaru, e mais uma vez, Sub-Zero se encontrou entre a vida e a morte. Em Mortal Kombat: Tournament Edition, foi revelado que Sub-Zero também encontrou Sareena no Outworld e decidiu oferece-la abrigo no Lin Kuei como agradecimento por ela ter ajudado seu irmão anos antes quando ele estava no Outworld muitos anos antes.
Em Mortal Kombat: Unchained, é mostrado que ao voltar ao templo, Sub-Zero encontrou seus guerreiros mortos por Frost quando ela estava em um estado de delírio onde ela via Sub-Zero em todo lugar e queria se vingar por ele ter abandonado ela no Outworld. Sub-Zero a confrontou e a colocou em um altar de gelo até que um dia ela recuperasse sua consciência.
Invasão no Templo

O Templo do Lin Kuei continha um artefato deixado para Taven por sua mãe Delia, em Mortal Kombat: Armageddon, Taven foi até o Templo para adquirir esse artefato, mas foi imediatamente atacado por membros do clã, que o viam como um intruso. Durante sua exploração, Taven encontrou a tumba onde Frost estava congelada, ele quebrou o gelo e inesperadamente, ela voltou a vida e o atacou por pensar que ele fosse Sub-Zero por ainda estar em seu estado de delírio, mas após perder sua luta, ela percebeu seu erro e fugiu.
Taven acabou encontrando Sub-Zero, que também o atacou pensando que ele era um intruso inimigo, mas depois de uma rápida luta, ele reconheceu a marca no rosto de Taven como uma marca em uma porta  que não podia ser aberta dentro do templo. Taven explica que lá estava um presente deixado por sua mãe, e que ele deveria pegar, e após abrir a porta usando sua mão como chave, ele coletou a armadura que foi deixada à ele.
Após pegar sua armadura, o templo foi atacado por ninjas inimigos criados por Smoke, que estava sendo controlado por Noob Saibot, após derrotar os inimigos, Taven foi desafiado por Noob e o derrotou.
Depois de todos esses eventos, todos os personagens ligados ao Lin Kuei provavelmente morreram na Batalha do Armageddon.
Nova Timeline

Na nova Timeline criada por Raiden, o Lin Kuei foi contratado por Shang Tsung em seu décimo torneio para derrotar os guerreiros do Plano Terreno, que decidiria o destino da Terra. O Lin Kuei enviou um grupo de guerreiros que incluíam o Antigo Sub-Zero, Sektor e Cyrax (que ainda estavam humanos nessa parte). Durante a história, é revelado que o Grão-Mestre do Lin Kuei começou sua Iniciativa Cibernética, que transformava os membros do Lin Kuei em ciborgues. Alguns membros, como Sektor, apoiaram a iniciativa, dizendo que isso acabaria com qualquer fraqueza do Lin Kuei. Outros, como Cyrax, foram contra, dizendo que o plano do Grão-Mestre era roubar suas almas.
O torneio acabou sendo um desastre para o Lin Kuei, o Antigo Sub-Zero foi derrotado por Sonya Blade, e o clã fracassa depois que Scorpion derrota Sektor e Cyrax e mata o Antigo Sub-Zero para se vingar. Mais tarde, Cyrax entra em um combate mortal contra Johnny Cage, mas se recusa a mata-lo depois que o derrota. Sektor confronta Cyrax por sua atitude acusando-o de ser desleal ao Lin Kuei, eles se enfrentam e Cyrax derrota Sektor, decidindo abandonar o Lin Kuei.
Depois do torneio, o Grão-Mestre continua sua Iniciativa, Sektor e Cyrax (que foram capturados) foram os primeiros ciborgues. Sua primeira missão foi capturar dois traidores do clã, Sub-Zero (irmão do antigo que foi morto) e Smoke. Eles são enviados ao Outworld, onde Shao Kahn esta começando um novo torneio. Devido à interferência de Raiden, nessa Timeline, é Sub-Zero quem é transformado em ciborgue, e não Smoke. Mais pra frente, o Lin Kuei jura lealdade à Shao Kahn em troca de um julgamento à Sub-Zero. Sub-Zero é capturado e levado ao Lin Kuei, onde é transformado em ciborgue e perde sua humanidade, e então, Cyber Sub-Zero deve obedecer as ordens do Lin Kuei e de Shao Kahn. Contudo, durante a invasão de Shao Kahn ao Plano Terreno, Kabal consegue derrotar Cyber Sub-Zero e os guerreiros do Plano Terreno conseguem libertar sua alma.
Quando Shao Kahn invade o Plano Terreno, o Lin Kuei o ajuda pelo acordo feito entre eles no torneio anterior. Um esquadrão de ciborgues, liderado por Sektor e Cyrax ataca os guerreiros do Plano Terreno, mas acabam perdendo depois que Nightwolf derrota os dois ciborgues.
Depois que Sub-Zero recupera sua forma humana, ele planeja seu ataque contra o Lin Kuei, ele mata Sektor (o grão-mestre até aquele ponto) e se torna o novo líder. Depois de restaurar o Lin Kuei, Hanzo Hasashi (Scorpion) é convidado por Sub-Zero para uma trégua, Scorpion diz que nunca existirá uma trégua entre o Lin Kuei e o Shirai Ryu, mas Sub-Zero mostra a verdade sobre o massacre de seu clã, mostrando que o responsável foi Quan Chi, e não o Lin Kuei.
Durante a invasão de Shinnok ao Plano Terreno, o Lin Kuei ajudou as forças de Kotal Kahn contra os demônios de Shinnok.

Membros do Lin Kuei:

  • Antigo Sub-Zero (Noob Saibot)
  • Sub-Zero
  • Smoke
  • Cyrax

  • Sektor
  • Frost
  • Sareena
  • Shujinko
  • Hydro (personagem não oficial da franquia)
  • Guerreiros

Todas as Faction Kills do Lin Kuei em Mortal Kombat X: